terça-feira, 21 de junho de 2011

Olhando para as estrelas: o Clube de Astronomia da UTFPR

.

Etimologicamente, astronomia significa Lei das Estrelas, estrelas essas que sempre encantaram o homem. Homem que transformou as estrelas em ciência. Ciência que hoje é difundida em todo mundo, logo, na UTFPR não seria diferente. Desde 1971, a UTFPR conta com o Clube de Astronomia, fundado pelo professor Sérgio Luiz Chautard, cuja sede era o bloco Q, ou o teto da Eletrônica.
Teste este que, historicamente, está vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, cujos professores eram os principais frequentadores e apoiadores do clube. Não obstante, o coordenador do CAUTEC (Clube de Astronomia da Tecnológica), hoje, é o professor Bertoldo Schneider Junior, que está no cargo desde 1989.
Segundo o professor Schneider, as primeiras atividades desenvolvidas pelo clube foram: criação de relógios de Sol, mapas celestes, materiais didáticos sobre astronomia, projetos para exposições técnicas, astro fotos e observações de campo, que ocorrem em torno de oito vezes ao ano, para acompanhar os principais eventos celestiais, como chuva de meteoros e eclipses lunares e solares.
"Os mais interessados em participar das atividades do CAUTEC são os alunos do Ensino Técnico, acredito que o motivo seja o tempo que lhes sobra para dedicar às atividades extraclasse", diz o coordenador, que procupa atrair novos participantes ao Clube, que procura encontrar-se mensalmente para reuniões.
Por meio dessas reuniões, o grupo procura discutir participações em eventos de Astronomia, como por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que acontece no primeiro semestre do ano, e tem divulgação dos resultados apenas no segundo semestre. Além da OBA, as reuniões procuram decidir quais serão os eventos a serem vistos e quais os lugares a serem visitados. Os principais eventos do clube acontecem no Paraná mesmo, em lugares como Vila Velha, Castro, praias, inclusive na chácara da Associação de Pais e Professores, que é responsável por disponibilizar o primeiro telescópio do Clube, um CELESTRON 8" Schmidt-Cassegrain.
Por fim, o coordenador Schneider elucida que qualquer um pode participar do Clube (alunos, funcionários, comunidade externa), basta entrar em contato com ele por e-mail, bertoldo@utfpr.edu.br, e dizer-se interessado em participar das reuniões do grupo.

Publicado originalmente na edição nº7, ano 4 do jornal, UTFPRaTODOS, página 9. Escrito por Merie Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco as suas opiniões e sugestões a respeito do blog, twitter e posts do DAELN.